Habilidades



Definição

A partir da terceira geração, de Pokémon Ruby e Sapphire para frente, foi adicionado características nos Pokémons que auxiliam durante e fora das batalhas. Por exemplo, na vida real, da mesma maneira que os gambás produzem um líquido fétido para se proteger dos predadores, no mundo Pokémon, o Grimmer, Muk, Stunky e Skuntank possuem a habilidade Stench (Mau-cheiro) e repelem o treinador de Pokémon selvagens.
 
Outro exemplo: com um poder maior, Rayquaza previne que aconteça qualquer alteração no clima enquanto ele estiver em batalha, já que ele possui a habilidade Air Lock. Por isso na batalha não haverá chuva, raios de sol, tempestade de areia, etc.
Há muitos Pokémons que possuem mais de uma habilidade (o máximo são duas), e Pokémons que possuem habilidades únicas, como Castform e Arceus. Para ser um bom treinador Pokémon é muito importante saber as habilidades de seus monstrinhos e ter suas estratégias incrementadas com eles, além de estar ciente de suas fraquezas. Afinal, há como burlar as habilidades.




No episódio 112 "Showdown At Linoone!" da saga Advanced Generation, um Zigzagoon e um Linoone encontram vários objetos pois possuem a habilidade Pickup.
Se um Pokémon com Synchronize (Sincronismo) estiver paralisado, ele tende de passar sua alteração de status ao Pokémon adversário. Mas se o oponente possuir a habilidade Limber, que previne o Pokémon de ficar paralisado, isso não acontecerá.
Outra coisa que um treinador deve saber é que algumas habilidades não são ativadas apenas quando o Pokémon usuário entra em campo. Electivire, por exemplo, para ativar o Motor Drive e ter sua Velocidade aumentada, precisa ser atingido por ataques Elétricos.
Até a quarta geração (Diamond/Pearl) existem 123 habilidades que irão ser explicadas detalhadamente nas páginas seguintes:

Parte 1 A - G
Parte 2 G - N
Parte 3 N - S
Parte 4 S - W

Para um maior entendimento dessas páginas, é preciso saber sobre: (bem resumido)
- Algumas alterações de status: burn, freeze, paralysis, poison, sleep, attract, confusion e flinch.
- Queimadura (Burn): tira um oitavo do total de HP do Pokémon a cada turno e reduz o Ataque.
- Congelamento (Freeze): o Pokémon congelado não poderá atacar. Terá em torno de 10% de chances de ser curado em cada round e será descongelado se for atacado com ataques do tipo Fogo.
- Paralisia (Paralysis): o Pokémon tem chance de não atacar quando estiver paralisado e tem 25% menos Velocidade.
- Envenenamento (Poison): o Pokémon levará um oitavo do total de seu HP de dano.
- Dormindo (Sleep): o Pokémon não poderá atacar e ficará de um à sete turnos dormindo.
- Atração (Attract): um Pokémon atraído tem 50% de chances de não atacar e só pode ser atraído pelo gênero oposto.
- Confusão (Confusion): um Pokémon confuso tem 50% de chance de acertar a si mesmo.
- Recuo (Flinch): será chamado de recuo e o Pokémon não atacará.
- Alterações no clima: sunlight, rain, sandstorm e hail.
- Raios de Sol (Sunlight): é quando um intenso raio de sol aparece na batalha. Aumenta o poder de ataques do tipo Fogo em 50%, reduz o poder dos ataques do tipo Água em 50% e diminui a Precisão dos ataques do tipo Elétrico em 50%.
- Chuva (Rain): é quando uma intensa chuva aparece na batalha. Aumenta o poder dos ataques do tipo Água em 50%, reduz o poder dos ataques do tipo Fogo em 50% e aumenta a Precisão dos ataques do tipo Elétrico em 50%.
- Tempestade de Areia (Sandstorm): diminui a precisão de ataques do tipo Elétrico em 50%, aumenta 1.5 vezes a Defesa Especial dos Pokémon do tipo Rocha e faz dano a cada turno se o Pokémon não for do tipo Rocha, Terrestre ou Metálico.
- Chuva de Granizo (Hail): faz dano a cada turno se o Pokémon não é do tipo Gelo.
- Danos: super efetivo, não tão efetivo, dano crítico, STAB, OHKO e PP.
- Super Efetivo (Super Effective): faz o dobro de um dano normal. Depende do tipo do Pokémon e do ataque. Se um Pokémon do tipo Rocha for acertado por um ataque do tipo Água, o dano será super efetivo, por causa da fraqueza.
- Não tão Efetivo (Not Very Effective): faz metade do dano normal. Depende do tipo do Pokémon e do ataque. Se um Pokémon do tipo Água é atingido por um ataque de Rocha, o dano será "não tão efetivo", pois Pokémons aquáticos não têm fraqueza contra o tipo Rocha.
- Dano Crítico (Critical Hit): faz o dobro de um dano super efetivo. Depende das estatísticas de ataques e defesa para ocorrer. Se o ataque do Pokémon que ataca for muito alto, e a defesa do Pokémon que for atingido for muito baixa, poderá ocorrer um critical hit.
- STAB (Same-Type Attack Bonus): Bônus por Ataque do Mesmo Tipo. Por exemplo, quando um Pokémon do tipo Fogo usar um ataque do tipo Fogo, o dano terá 150% a mais que um dano normal.
- OHKO (One-Hit KO): Nocaute com um hit. São quatro ataques com 5 PP's e 30% de precisão. Os ataques OHKO são: Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold.
- PP (Power Points): determina quantas vezes o Pokémon poderá utilizar um dado movimento.
- Estatísticas: hit points, attack, defense, special, speed, evasiveness, accuracy e nature.
- Hit Points (HP): determina o quanto o Pokémon pode tomar de dano até desmaiar.
- Ataque (Attack): determina o quanto o Pokémon pode fazer de dano com ataques físicos.
- Defesa (Defense): determina o quanto o Pokémon pode receber de dano quando atingido por ataques físicos.
- Especial (Special): o Ataque Especial determina o quanto o Pokémon pode fazer de dano com ataques especiais, e a Defesa especial determina o quanto de dano o Pokémon pode receber quando atingido por ataques especiais.
- Velocidade (Speed): determina quem irá atacar primeiro na batalha.
- Evasão (Evasiveness): determina a porcentagem de chance que o Pokémon tem de se esquivar de um ataque.
- Precisão (Accuracy): determina a porcentagem de chance que o Pokémon tem de acertar um ataque.
- Natureza (Nature): um Squirtle no level 5 com a natureza relaxada terá suas estatísticas diferentes do que um Squirtle de mesmo level com a natureza tímida.
- Ataques: físicos, especiais e outros.
- Físicos (Physical): aqueles que precisam de contato físico para funcionar. São os ataques do tipo Normal, Lutador, Inseto, Rocha, Terrestre, Voador, Metálico, Venenoso e Fantasma.
- Especiais (Special): aqueles que são usados à distância. São os ataques do tipo Psíquico, Fogo, Elétrico, Água, Gelo, Noturno, Dragão e Grama.
- Outros (Other): aqueles que não são ofensivos, a maioria ligada à mudança de status, proteção, etc.
Agora tem as habilidades dos pokémons.
As habilidades dos pokémon são diversificadas, cada pokémon pode ter até duas habilidades.

Adaptibility/Adaptalidade
Dobra o poder de golpes de mesmo tipo de pokémon.
Eevee e Porygon

Aftermatch/Após-a-Luta
Se o usuário for derrotado, o oponente que o derrotou perde 1/4 de seu HP total.
Drifoon, Drifblim, Stunky e Skuntank

Air Look/Olhar de Ar
Enquanto o portador estiver na arena, todos os efeitos temporais são completamente negados (até mesmo aqueles que tem habilidades de mudar o tempo).
Rayquaza

Anger Point/Ponto de Raiva
Seu ataque eleva o máximo se o usuário levar Critical Hit.
Mankey, Primape e Tauros

Anticipation/Antecipação
Avisa o usuário quando o oponente tiver golpes super efetivos ou de 1-hit.
Barboach, Whiscash, Wormadam, Croagunk e Toxicroak

Arena Trap/Aramadilha de Arena
O oponente não pode ser trocado ou fugir. Se o pokémon for do tipo Voador ou tiver a habilidade Levitate, ele não é afetado. O oponente ainda pode tracado usando Baton Pass.
Diglett, Dugtrio e Trapinch

Bad Dreams/Mals Sonhos
Reduz o HP do oponente a cada turno se ele estiver com o status Sleep.
Darkrai

Battle Armor/Armadura de Batalha
O usuário fica protegido contra Critical Hits de golpes.
Kabuto, Kabutops, Anorith, Armaldo, Skorupi e Drapion

Blaze/Chama
Quando o portador estiver com 1/3 de seu HP total, seus ataques tipo Fogo irão aumentar muito. Se o seu HP aumentar acima disso o dano volta ao normal.
Charmander, Charmeleon, Charizard, Cyndaquil, Quilava, Typhlozion, Torchic, Combusken, Blaziken, Chimchar, Monferno e Infernape

Chlorophyll/Clorofila
O portador absorve os raios solares solares e dobra a sua velocidade enquanto o dia estiver ensolarado.
Oddish, Gloom, Vileplume, Bellsprout, Weepinbell, Victreebell, Exeggcute, Exeggutor, Tangela, Bellossom, Hoppip, Skiploom, Jumpluff, Sunkern, Sunflora, Seedot, Nuzleaf, Shiftry, Tropius, Cherubi e Tangrowth

Clear Body/Corpo Claro
O portador é totalmenteimune a qualquer tipo de redução de atributos, exceto reduzão auto-indozida.
Tentacool, Tentacruel, Beldum, Metang, Metagross, Regirock, Regice e Registeel

Cloud Nine/Nove Nuvens
Enquanto o portador estiver na arena, todos os efeitos temporais são completamente negados (até mesmo aqueles que tem habilidades de mudar o tempo)
Psyduck e Golduck

Color Change/Alteração de Cor
O tipo do pokémon muda para o tipo do último golpe recebido
Kecleon

Compoundeyes/Olhos Compostos
Aumenta a acuracidade do pokémon em 30%
Butterfree, Venonat, Yanma e Nincada

Cute Charm/Encanto Bonitinho
Se um golpe físico atingi o pokémon diretamente, há 30% de chance do oponente ficar Atraído pelo seu pokémon se ele for do gênero oposto.
Clefairy, Clefable, Jigglypuff, Wigglytuff, Cleffa, Igglybuff, Skitty, Delcatty, Lopunny e Chillarmy

Damp/Úmido
Explosão e Auto Destruição não funcionarão enquanto este pokémon estiver na arena.
Psyduck, Golduck, Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Politoed, Wooper e Quagsire

Download/Baixando
Aumenta o ataque se a defesa do oponente for menor que o SP. Defesa ou aumenta o SP. Ataque se a SP. Defesa for menor que a defesa.
Porygon Porygon 2 e Porygon-Z

Drizzle/Chuvisco
Quando esse pokémon entra na arena se inicia uma Dança da Chuva infinita. O clima só muda se a habilidade ou golpes de alteração de clima forem ativados.
Kyogre

Drought/Seca
Quando esse pokémon entra na arena se inicia um Dia Ensolarado infinito. O clima só muda se a habilidade ou golpes de alteração de clima forem ativados.
Groudon

Dry Skin/Pele Seca
Recupera HP se estiver chovendo ou se o usuário for atingido por golpes tipo água, o torna fraco contra ataques tipo fogo e reduz o HP se o clima estiver ensolarado.
Paras, Parasect, Croagunk e Toxicroak

Early Bird/Pássaro Cedo
A alteração dormir (Sleep) dura metade do tempo, válido também para adormecer auto-induzido (descançar dura somente um turno)
Doduo, Dodrio, Kangaskhan, Ledyba, Ledian, Nstu, Xatu, Girafarig, Houndour, Houndoom, Seedot, Nuzleaf e Shiftry

Effect Spore/Efeito Esporo
Se o usuário for atingido por um golpe físico ele tem 30% de chance de infligir paralizamento, envenenamento ou adormecer no oponente.
Paras, Parasect, Shroomish e Breloom

Filter/Filtro
Dano super efetivo é reduzido pela metade.
Mr. Mime e Mime Jr.

Flame Body/Corpo em Chamas
Se o usuário for atingido por golpe físico ele tem 30% de chance de infligir queima (burn) no oponente.
Magmar, Slugma, Magcargo, Magby e Magmortar

Flash Fire/Relâmpago de Fogo
Se o usuário for atingido por golpe do tipo Fogo (ou Poder Oculto Fogo) seus golpes tipo fogo causam 50% a mais de dano, além de não sofrer mais danos por golpes de tipo fogo.
Vulpix, Ninetales, Growlithe, Arcanine, Ponyta, Rapidash, Flareon, Houndour, Houndoom e Heatran

Flower Gift/Presente Florido
Ataque e SP. Ataque dos pokémons do time são multiplicados pos 1.5 durante o clima ensolarado, também modifica a forma de Cherrim.
Cherrim

Forecast/Previsão
O tipo e a forma do Castform muda dependendo do clima (exceto Tempestade de Areia, Sandstorm)
Castform

Forewarn/Prevenir
Revela o golpe mais forte do oponente.
Drowzee, Hypno, Jynx e Smoochum

Frisk/Brincadeira
Revela o item que o oponente está segurando.
Stantler, Shuppet e Banette

Gluttony/Voracidade
O oponente usa berry mais rápido quando o HP fica baixo.
Shuckle, Zigzagoon e Linoone

Guts/Coragem
O ataque tem um aumento de 50% quando o usuário é induzido por Burn, Paralize, Sleep, Poison e Freeze.
Rattata, Raticate, Machok, Machamp, Heracross, Ursaring, Tyrogue, Larvitar, Taillow, Swellow, Makuhita e Hariyama

Heatproof/Prova de Calor
Dano de golpes tipo fogo e do status Burn é reduzido pela metade.
Bronzor e Bronzong

Honey Gather/Reunião Doce
Pode pegar o item mel após uma luta, quanto maior o nível maior a chance.
Combee

Huge Power/Poder Enorme
O pokémon possui o dobro do ataque que o normal. Se o oponente roubar esta habilidade o poder do usuário volta ao normal e o oponente sobe somente 50% o stat.
Marill, Azumarill e Azurill

Hustle/Movimento
O dano de golpes físicos é 50% maior, mas a precisão do pokémon cai em 20%.
Togepi, Togetic, Corsola, Remoraid, Delibird e Togekiss

Hydration/Hidratação
Todos os problemas de status são curados se estiver chovendo.
Seel, Dewgong, Phione e Manaphy

Hyper Cutter/Hiper Corte
O ataque desse pokémon não pode ser reduzido, exceto redução auto-indozida.
Krabby, Kingler, Pinsir, Gligar, Mawile, Trapinch, Corphish, Crawdaunt e Gliscor

Ice Body/Corpo de Gelo
O HP é recuperado se estiver chovendo granizo (hailstorm).
Snorunt, Glarie, Spheal, Sealeo e Walrein

Illuminate/Iluminação
Se o pokémon estiver em primeiro lugar no time, a chance de encontrar pokémons selvagens sobe para 200% (não é válido nas batalha).
Staryu, Starmie, Chinchou, Lanturn e Volbeat

Immunity/Imunidade
O pokémon não fica envenenado (poison).
Snorlax e Zangoose

Inner Focus/Interior Focalizado
O usuário é protegido contra recuo (exceto recuo por Soco Focalizado).
Zubat, Golbat, Abra, Kadabra, Alakazam, Farfetch'd, Dragonite, Crobat, Girafarig, Sneasel, Snorunt, Glarie, Riolu e Lucario.

Insomnia/Insônia
Esse pokémon nunca fica sob o status sleep, mesmo usando rest.
Drowzee, Hypno, Hoothoot, Noctowl, Spinarak, Ariados, Murkrow, Shuppet, Banette e Honchkrow

Intimidate/Intimidação
Assim que o usuário entra na arena o ataque dos oponentes é diminuido em um nível (pokémons com Clear Body, Hyper Cutter e Smoke não são afetados).
Ekans, Arbok, Growlithe, Arcanine, Tauros, Gyarados, Snulbbull, Granbull, Stantler, Hitmontop, Mightyena, Masquerain, Mawile, Salamence, Staravia, Staraptor, Shinx, Luxio e Luxray

Iron Fist/Punho Metálico
O poder de golpes de soco aumenta em 20%.
Hitmonchan

Keen Eye/Olho Aguçado
O recuo do pokémon não pode ser reduzido.
Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow, Fearow, Farfetch'd, Hitmonchan, Sentret, Furret, Hoothoot, Noctowl, Sneasel, Skarmory, Wingull, Pelipper, Sableye, Starly e Chatot

Klutz/Segurando
O pokémon não pode segurar itens, exceto aqueles que afetam a experiência (tais como Exp.Share e Macho Brace).
Buneary e Lopunny

Leaf Guard/Folha Guarda
Todos os status negativos são curados durante o clima ensolarado (sunny day).
Tangela, Hoppip, Skiploom, Jumpluff, Tangrowth e Leafeon

Levitate/Levitação
O pokémon na arena não pode ser afetado por golpes tipo terrestre nem pela habilidade Arena Trap, não recebe dano de Spikes.
Gastly, Haunter, Gengar, Koffing, Weezing, Misdreavus, Unown, Vibrava, Flygon, Lunatone, Solrock, Baltoy, Claydol, Duskull, Chimecho, Latias, Latios, Mismagius, Chingling, Bronzor, Bronzong, Carnivine, Rotom, Uxie, Mesprit, Azelf e Cresselia

Lightningrod/Pará-Raios
Golpes do tipo elétrico são conduzidos ao portador desta habilidade.
Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Electrike, Manectric e Rhyperior

Limber/Ágil
O pokémon não fica paralisado (paralize).
Persian, Hitmonlee, Ditto e Glameow

Liquid Ooze/Lodo Líquido
Se o portador é atingido por um ataque de drenagem de HP, o HP do oponente diminui ao invés de aumentar.
Tentacool, Tentacruel, Gulpin e Swalot

Magic Guard/Guarda Mágica
O pokémon só recebe dano de ataques diretos.
Clefairy, Clefable e Cleffa

Magma Armor/Armadura de Magma
O pokémon não fica congelado (freeze).
Slugma, Magcargo e Camerupt

Magnet Pull/Imã
Se oponente for do tipo Metálico ele não pode ser trocado ou fugir. O oponente ainda pode ser trocado usando de Baton Pass.
Magnemite, Magneton, Nosepass, Magnezone e Probopass

Marvel Scale/Maravilha Escalada
Quando o pokémon recebe um dano prejudicial, sua defesa aumenta em 1.5x.
Milogic

Minus/Menos
Caso a habilidade do companheiro do portador seja Plus, seu atauqe especial aumenta em 1.5x.
Minun

Mold Breaker/Molde Quebrado
A habilidade do oponente não tem efeito.
Pinsir, Cranidos e Rampardos

Motor Drive/Motor Conduzido
O pokémon não sofre por golpes tipo elétrico e sua velocidade aumenta em um nível.
Electivire

Multitype/Multi-Tipo
O tipo e a cor do pokémon muda conforme a Plate que ele estiver segurando.
Arceus

Natural Cure/Cura Natural
O pokémon pode se auto curar ao final da luta ou durante ela.
Chansey, Staryu, Starmie, Corsola, Blissey, Celebi, Roselia, Swablu, Altaria, Budew, Roserade, Happiny e Shaymin

No Guard/Guarda Nenhuma
A precisão de todos os golpes de todos pokémons na arena sobe para 100%.
Machop, Machoke e Machamp

Normalize/Normalização
Todos os golpes do portador se tornam do tipo normal.
Skitty e Delcatty

Oblivious/Esquecido
O pokémon não pode ser atraído.
Slowpoke, Slowbro, Lickitung, Jynx, Slowking, Swinub, Piloswine, Smoochum, Illumise, Wailmer, Wailord, Numel, Barboach, Whiscash, Lickilicky e Mamoswine

Overgrow/Super-Crescimento
Quando o portador estiver com 1/3 de seu HP total, seus ataques tipo Grama irão aumentar muito. Se o seu HP aumentar acima disso o dano volta ao normal.
Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Chikorita, Bayleef, Meganium, Treecko, Grovyke, Sceptile, Turtwig, Grotle e Torterra

Own Tempo/Próprio Ritmo
O pokémon não fica confuso.
Slowpoke, Slowbro, Lickitung, Slowking, Smeargle, Spoink, Grumpig, Spinda, Glameow, Purugly e Lickilicky

Pickup/Aceleração
O usuário tem 10% de chance de pegar e segurar um item depois da batalha, não funciona se já estiver segurando um item (não possui efeito em batalha).
Meowth, Aipom, Teddiursa, Phanpy, Zigzagoon, Linoone, Pachirisu, Ambipom e Munchlax

Plus/Mais
Caso a habilidade do companheiro do portador seja Minus, seu atauqe especial aumenta em 1.5x.
Plusle

Poison Heal/Cura Venenosa
O HP é recuperado a cada turno enquanto o portador estiver sob o status envenenado (poison).
Shroomish e Breloom

Poison Point/Ponto Venenoso
Se o usuário for atingido por golpe físico, ele tem 30% de chance de inflingir sono (sleep) no oponente.
Nidoran F-M, Nidorina, Nidoqueen, Nidorino, Nidoking, Seadra, Qwilfish, Roselia, Budew e Roserade

Pressure/Pressão
Quando o portador é atingido por um golpe o oponente perde 2PP ao invés de 1.
Aerodactyl, Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Raikou, Entei, Suicune, Lugia, Ho-oh, Dusclops, Absol, Deoxys, Vespiqueen, Spiritomb, Weavile, Dusknoir, Dialga, Palkia e Giratina

Pure Power/Poder Puro
O pokémon possui o dobro ataque que o normal.
Meditite e Medicham

Quick Feet/Pés Rápidos
A velocidade do pokémon é dobrada se ele ficar sob algum estado prejudicial exceto paralize).
Granbull, Teddiursa, Ursaring, Poochyena e Mightyena

Rain Dish/Prato de Chuva
Se estiver chovendo o portador 1/16 de seu HP ao final de cada turno.
Lotad, Lombre e Ludicolo

Reckless/Imprudência
Dobra o poder de golpes que tem recuo (recoil).
Hitmonlee

Rivalry/Rivalidade
O ataque aumenta se o oponente for do mesmo gênero e diminui se for oposto.
Nidoran F-M, Nidorina, Nidoqueen, Nidorino, Nidoking, Shinx, Luxio e Luxray

Rock Head/Cabeça de Pedra
Não recebe dano do recuo de golpes que tenham esse efeito.
Geodude, Graveler, Golem, Onix, Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Aerodactyl, Sudowoodo, Steelix, Aron, Lairon, Aggron, Relicanth, Bagon, Shelgon e Bonsly

Rough Skin/Pele Áspera
Se o usuário for atingido por golpe físico o oponente perde 1/16 do HP total.
Carvanha e Sharpedo

Run Away/Fugir
Exceto por lutas com treinadores, o pokémon pode fugir da luta. Não funciona se estiver sob Mean Look, Block ou se estiver sobre o efeito de Arena Trap, Magnet Pull ou Shadow Tag.
Rattata, Raticate, Ponyta, Rapidash, Doduo, Dodrio, Eevee, Sentret, Furret, Aipom, Dunsparce, Snubbull, Poochyena, Pachirisu e Buneary

Sand Stream/Córrego de Areia
Quando esse pokémon entra na arena ele causa tempestade de areia (sandstorm) que só acaba se as habilidades ou golpes de alteração de clima forem ativados.
Tyranitar, Hippopotas e Hippowdon

Sand Veil/Véu de Areia
Aumenta a evasiva do pokémon em um nível durante a tempestade de areia.
Sandshrew, Sandslash, Diglett, Dugtrio, Gligar, Cacnea, Cacturne, Gible, Gabite, Garchomp e Gliscor

Scrappy/Desconexo
O pokémon pode acertar o oponente com golpes tipo normal mesmo que seja do tipo fantasma.
Kangaskhan e Miltank

Serene Grace/Graça Serena
Se algum golpe tiver efeito extra (inflingir estado prejudicial, aumentar stats), as chances disso são dobradas.
Chansey, Togepi, Togetic, Dunsparce, Blissey, Happiny e Togekiss

Shadow Tag/Etiqueta Sombria
O oponente não pode ser trocado ou fugir. O oponente ainda pode ser trocado usando Baton Pass.
Wobbuffet e Wynaut

Shed Skin/Muda de Pele
Quando recebe um estado prejudicial, há 30% de chance deste estado ser curados no decorrer dos turnos.
Metapod, Kakuna, Ekans, Arbok, Dratini, Dragonair, Pupitar, Silcoon, Cascoon, Seviper, Kricketot e Burmy

Shell Armor/Aramadura de Casco
O usuário fica protegido contra Critical Hits de golpes.
Shellder, Cloyster, Lapras, Omanyte, Omastar, Corphish, Crawdaunt e Clamperl

Shield Dust/Escudo de Poeira
Bloqueia efeitos extras de certos golpes.
Caterpie, Weedle, Venomoth, Wurmple e Dustox

Simple/Simples
Dobra o efeito de modificação de todos os status.
Numel, Bidoof e Bibarel

Skill Link/Link de Habilidade
Ataques de frequência como 2-5 hits sempre acertam 5 vezes.
Shellder e Cloyster

Slow Start/Começando Devagar
O ataque e a velocidade são reduzidos pela metade durante os 5 primeiros turnos.
Regigigas

Sniper/Atirador Isolado
O poder de golpes que causam Critical Hits são triplicados ao invés de dobrados.
Horsea, Seadra, Remoraid, Octillery, Kingdra, Skorupi e Drapion

Snow Cloak/Manto de Gelo
Aumenta a evaziva do portador durante a nevasca ou granizo (hail).
Swinub, Piloswine, Glaceon, Mamoswine e Froslass

Snow Warning/Aviso de Neve
Quando esse pokémon entra na arena ele causa uma nevasca ou granizo que só termina se habilidades ou golpes mudarem o clima.
Snover e Abomasnow

Solar Power/Poder Solar
Aumenta 50% o poder especial mas o HP diminui a cada turno.
Sunkern, Sanflora e Tropius

Solid Rock/Rocha Sólida
Dano super efetivo é reduzido pela metade
Camerupt e Rhyperior

Soundproof/Insonoro
O portador não é afetado por golpes sonoros (Bug Buzz, Chatter, Grasswhistle, Growl, Heal Bell, Hyper Voice, Metal Sound, Perish Song, Roar of Time, Roar, Screech, Sing, Snore, Supersonic e Uproar).
Voltorb, Electrode, Mr. Mime, Whismur, Loudred, Exploud e Mimi Jr.

Speed Boost/Impulso Velocidade
Aumenta a velocidade a cada nível.
Yanma, Ninjask e Yanmega

Stall/Tenda
O pokémon sempre ataca por último.
Sableye

Static/Estatica
Se o usuário for atingido por um golpe tipo físico ele tem 30% de chance de inflingir paralizamento no oponente.
Pikachu, Raichu, Voltorb, Electrode, Electabuzz, Pichu, Mareep, Flaaffy, Ampharos, Elekid, Electrike e Manectric

Steadfast/Inabalável
Aumenta a velocidade toda vez que recebe Flinch.
Tyrogue, Riolu, Lucario e Gallade

Stench/Fedor
Se o pokémon estiver na primeira posição as chances de encontrar um pokémon selvagem cai para 50%, na Battle Pyramid cai para 75%.
Grimer, Muk, Stunky e Skuntank

Sticky Hold/Posse Pegajosa
O oponente não pode roubar o item do portador.
Grimer, Muk, Gulpin, Swalot, Shellos e Gastrodon

Storm Drain/Tempestade de Dranagem
Golpes tipo água são conduzidos ao portador desta habilidade.
Shellos, Gastrodon, Finneon e Lumineon

Sturdy/Robusto
O pokémon não é afetado contra golpes de 1 hit.
Geodude, Graveler, Golem, Magnemite, Magneton, Onix, Sudowoodo, Pineco, Forretress, Steelix, Shuckle, Skarmory, Donphan, Nosepass, Aron, Lairon, Aggron, Shieldon, Bastiodon, Bonsly, Magnezone e Probopass

Suction Cups/Ventosa
Ignora golpes que forçam fugir/trocar durante a luta.
Octillery, Lileep e Cradily

Super Luck/Super Sorte
Aumenta as chances de Critical Hit de alguns golpes, permite uso simultâneo de Dire Hit e Focus Energy.
Murkrow, Absol e Honchkrow

Swarm/Enxame
Quando o portador estiver com 1/3 ou menos de seu HP total, seus ataques tipo inseto (Bug) irão aumentar 1.5 x de seu dano. Se o HP subir acima disso o dano volta ao normal.
Beegril, Scyther, Ledyba, Ledian, Spinarak, Ariados, Scizor, Heracross, Beautifly, Volbeat, Kricketune e Mothim

Swift Swim/Nado Veloz
O pokémon possui uma grande habilidade para natação, sua velocidade dobra quando está chovendo.
Horsea, Goldeen, Seaking, Magikarp, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Qwilfish, Mantine, Kingdra, Lotad, Lombre, Ludicolo, Surskit, Feebas, Huntail, Gorebyss, Relicanth, Luvdisc, Buizel, Floatzel, Finneon, Lumineon e Mantyke

Synchronize/Sincronia
Se o portador receber Poison, Paralize e Burn, o oponente é afetado com o mesmo estado. Pokémons tipo fogo com a habilidade Water Veil não ficam sobre Burn, tipo Venenoso e Metálico ou com a habilidade Immunity não ficam sobre Poison, com Limber não ficam com Paralize.
Abra, Kadabra, Alakazam, Mew, Natu, Xatu, Espeon, Umbreon, Ralts, Kirlia e Gardevoir

Tangled Feet
Aumenta a evaziva se o pokémon estiver confuso.
Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spinda e Chatot

Technician/Técnica
Golpes com poder de força 60 ou menos aumentam 50%.
Meowth, Persian, Scyther, Scizor, Smeargle, Hitmontop e Ambipom

Thick Fat
O portador recebe metade dos danos do tipo Fogo e Gelo.
Seel, Dewgong, Marill, Azumarill, Miltank, Makuhita, Hariyama, Azurill, Spoink, Grumpig, Spheal, Sealeo, Walrein, Purugly e Munchlax

1 comentários:

Unknown disse...

fassam a habilidade musculos gostaria de saber oque ela fas

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